Filmes e Documentários

 

O Caçador de Pipas

Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.

 

 

A Caminho de Kandahar

Nafas (Niloufar Pazira) é uma jovem afegã que fugiu de seu país em meio à guerra civil dos Talibãs e hoje trabalha como jornalista no Canadá. Até que sua irmã mais nova, que ficou no Afeganistão, lhe envia uma carta avisando que irá se suicidar antes da chegada do próximo eclipse solar. Nafas resolve então retornar ao Afeganistão a fim de tentar salvar sua irmã.

 

 

Filhos do Paraíso

O filme é antigo, mas com mensagem atual. Aliás, um bom filme nunca morre. Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

 

Mucize

Turquia, anos 60. Um professor é enviado à um povoado remoto nas montanha da Turquia e, chegando lá, descobre que não existe uma escola para lecionar. Mahir, o professor, ajuda os moradores locais a construir uma escola e faz renascer neles a esperança de uma vida melhor. Baseado numa história real Mucize é um filme belíssimo, engraçado, comovente e com uma fotografia de tirar o fôlego. O povo das montanhas são os curdos.

 

Persépolis

Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

 

 

 

Buddah

Baktay tem seis anos e vive com sua família em Bamian, cidade em que tesouros da cultura local, como as estátuas de Buda, foram destruídas pelos talibãs. Instigada por seus vizinhos que já sabem ler, ela faz de tudo para poder estudar em uma escola para meninas que abre do outro lado do rio. Quando segue para a escola, no caminho encontra um grupo de garotos acostumados a brincadeiras de guerra, que resolvem prendê-la como prisioneira.

 

 

Onde Fica A Casa do Meu Amigo?

O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno.

 

 

 

A Separação

(Asghar Farhadi, 2011) Um retrato da Teerã atual, através da história de um casal que se separa, pois a mulher quer imigrar e o marido quer ficar cuidando de seu pai doente. quando a mulher sai de casa, ele contrata uma cuidadora, com quem terá conflitos que acabarão num tribunal. vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e outros 54 prêmios, excelente e obrigatório.

 

 

Cairo 678

Fayza (Boshra) é uma dona de casa pacata e mãe de dois filhos, que não consegue evitar o assédio diário ao pegar o ônibus. No outro lado da cidade vive Seba (Nelly Karim), uma endinheirada designer de joias que, após ser violentada durante um jogo de futebol, passa a ensinar outras mulheres a se defender. Já Nelly (Nahed El Sebaï) virou alvo de todo o país ao se tornar a primeira egípcia a apresentar uma queixa na justiça por assédio sexual.

 

 

Osama

Em pleno regime Talibã no Afeganistão uma menina é obrigada a cortar o cabelo e se vestir como se fosse um menino para ajudar sua família, que é composta apenas de mulheres. A farsa é descoberta na escola, quando um garoto percebe que ela está sangrando por entre as pernas.

 

 

Rainhas da Tv Árabe

Este documentário mostra a vida de 4 mulheres árabes que participam de um programa de televisão para vários países árabes. Com grande audiência, as mulheres abordam assuntos de tabu e comum a todas as sociedades.

 

 

The Square

'The Square' é um retrato intimista que conta a história real da luta contínua da revolução egípcia através dos olhos de seis manifestantes muito diferentes. Começando nas tendas de Tahrir, nos dias que antecederam a queda de Mubarak, seguimos nossos personagens em uma viagem de mudança de vida através da euforia da vitória, das incertezas e dos perigos do atual 'período de transição' sob o regime militar, onde tudo eles lutaram para está agora sob ameaça ou em equilíbrio.

 

 

 

Yasmin - Uma Mulher, Duas Vidas

Yasmin é uma paquistanesa que vive no norte da Inglaterra. Quando está com a família, usa véu e, em respeito aos pais, vive uma união não consumada com seu primo Faysal. Quando está longe da família, usa vestidos e comporta-se como qualquer mulher ocidental. Depois dos atentados de 11 de setembro, suas culturas tornam-se incompatíveis; ela cai no ostracismo na empresa em que trabalha e seu marido é feito prisioneiro. Yasmin, então, começa a questionar sua fé e sua relação com as outras pessoas.

 

 

 

Às Cinco da Tarde

Após a queda do regime talibã no Afeganistão as mulheres podem voltar a cursar escolas. Uma delas é Noqreh (Agheleh Rezaie), que vai à escola escondida devido a desaprovação de seu pai (Abdolgani Yousefrazi). Na escola é realizado um debate entre jovens que sonham em se tornar presidente do Afeganistão, o que faz com que Noqreh passe a sonhar com a idéia. Entretanto ela precisa lidar com a dura realidade do seu país, que inclui sua cunhada Leylomah (Marzieh Amiri) e o bebê dela, que não tem o que comer.

 

Budrus

Documentário produzido pela cineasta Julia Bacha sobre a questão dos palestinos que residem em Brudus. Com a construção dos muros na região, os produtores das oliveiras são ameaçados de manter sua subsistência. Você não verá mais um conflito de ódio, mas a busca pelos direitos através de atos mais pacíficos.

 

 

Documentário sobre judeus e palestinos: Encounter Point

A premiada cineasta brasileira, Julia Bacha, realizou este documentário, aclamado pelo público, sobre o conflito entre judeus e palestinos. O tom deste documentário não é mostrar as constantes desavenças e cenas de ataques uns contra os outros, mas sim apontar para um grupo de pessoas que estão preocupadas com os conflitos e de ambos os lados sofrem com as perdas humanas. Este documentário traz um alento para o mundo ao apresentar famílias judias e palestinas que se unem em um único propósito: consolar e mudar a situação dos conflitos através de atitudes de tolerância, respeito e apaziguamento. O documentário mostra que é possível transformar o ódio em nobre atitudes de solidariedade.

 

 

Procurando Elly

Não é de se admirar que os filmes iranianos estão na crista da onda do cinema estrangeiro. Sempre boas produções, ótima fotografia e a realidade nua e crua. O filme Procurando Elly, não é diferente. Mostra os contrastes da vida moderna iraniana e as tradições culturais. A verdade é que o Irã mostrou um novo cinema e expôs a cultura muçulmana nos aproximando, tanto pelas mesmas situações vivenciadas no ocidente, como a possibilidade de conhecermos as várias faces do povo iraniano. Assista o filme e tire suas conclusões.

 

 

Homens e Deuses

 

Década de 90. Um grupo de oito monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Liderados por Christian (Lambert Wilson), eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local. O exército oferece proteção contra as ameaças que surgem, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles.

 

Alguns diálogos entre os monges são de alta reflexão para nós cristãos. O que realmente nos impulsiona? Qual nossa verdadeira vocação? Assista o filme e você saberá.

 

 

Fonte das Mulheres

Em homenagem ao dia da mulher, 08/03, indico um filme bastante apropriado que aborda sobre a luta das mulheres árabes em uma região com escassez de água. São as mulheres que precisam ir à fonte para abastecer o povoado. Ocorrem alguns acidentes que as fazem repensar e lutar por melhorias. O filme mostra o quanto a mulher tem anseios semelhantes pelo mundo afora. Vale a pena assistir. E ainda terá a garantia de boas risadas.

 

 

Quando o Mundo Falava Árabe

Série em que cada episódio revela um capítulo da Idade Média - época que corresponde aos séculos IX, X, XI e XII -, apresentando as inovações artísticas e intelectuais desse tempo. Essa coleção convida o espectador a redescobrir um período muito frutífero do pensamento humano. Estes episódios podem ser assitidos no youtube.

 

 

 

 

Tartarugas Podem Voar

 

Um dos mlehores que assisti. Comovente! Este foi o primeiro filme produzido no Iraque em 2004 após a queda de Saddam Hussein. Os curdos são retratados na tela do cinema para se tornarem visíveis ao mundo. O filme emociona e impacta pelas imagens simples, mas densas. Para entender um pouco o cenário político e social desta região, este filme deve fazer parte da sua prateleira.

Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia e pouco antes do ataque americano contra o país, os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica, na intenção de ter notícias via satélite.